48 - O Reino Externo de Wondrom

História

Antigo domínio de Arfnech, este reino se destaca por sua importância marítma e comercial. No ano de 2057 da Segunda Era, os vilarejos da região se uniram e destruíram os servos de Arfnech remanescentes (ou assim se pensa- fato é que o Dia das Sombras Ambulantes é ainda mais temido em Wondrom) e formaram os feudos e unificaram o Reino Externo. Título este herdado da Primeira Era, quando Arfnech era mais temido e pela proximidade de Tenebra (ainda conhecida por muitos naquela época). O Reino passou a se desenvolver até se tornar um dos mais importantes reinos de Hyralfen.

Política

Se trata de uma monarquia hereditária. O atual rei é Tralin IV, da dinastia Hort. Deve-se, também, dar ênfase ao conselho dos anciões, formado geralmente por humanos com mais de 50 anos escolhidos pelo rei assim que ele assume o trono. Só os 10 conselheiros têm o poder de questionar uma decisão real e criar leis. No ano de 3856 (época atual), os conselheiro são Trefor, Suil, Ermond, Refrask, Galvor, Olindel(elfo), Opras, Ultem, Palter e Relver. O Reino é subdividido em 14 feudos, cada um com o seu senhor feudal. O Rei mora no Feudo Capital e é também o Senhor Feudal de lá. Os Feudos são: Nordeste, Centro-Norte, Noroeste, da Floresta Prateada, Norte, do Deserto, Alliarec, Capital, Sulirrac, Horst, Sudoeste, Sul, o Delta do Ary e a Ilha de Arsonil.

Economia

Baseada, principalmente no comércio interno e externo de produtos manufaturas artesanais (armas, tecido,etc). Também é de destaque a agropecuária para consumo interno. Os principais consumidores são os Reinos de Tarfech, Sarchin e Fardün do Sul.

Idiomas

Wond e Comum

População

Wondrom é constituído de maioria esmagadora humana, estes que possuem a pele negra e alguns de pele morena escura. Dentre as outras raças, também há representante de elfos, especialmente nas imediações da Floresta Prateada e Anões nas montanhas ao sul de Ulnisü.

Lendas

Por se tratar do antigo domínio de Arfnech, diversas lendas surgiram acerca de templos perdidos, controlados por mortos-vivos que esperam a oportunidade de dominar os mortais. Ainda, na ilha de Arsonil, conta-se que existe uma cidade secreta dos drows, que ainda se mostram leais à Senhora das Sombras (Asnüminë). O Bairro Morto de Rolien também é muito conhecido por supostamente abrigar monstros e tesouros de piratas.

Locais Importantes

Rolien é a capital do Reino e seu principal centro comercial e cultural; nela consta o infame Bairro Morto, um local que era um conglomerado portuário que, devido a uma alteração permanente nas marés foi parcialmente tomado pelo oceano, sendo abandonado por seus antigos habitantes, sendo posteriormente usado como esconderijo de indigentes, criminosos e piratas.
A Floresta Prateada, especialmente a cidade élfica de Ulrinev, é um dos poucos locais de Hyralfen onde se instalaram colônias dos altos elfos; dizem, inclusive, que foi a corrupção de parte destes por Asnüminë e Arfnech, que criou os drows, estes que foram expulsos da região e supostamente criaram uma cidade secreta na ilha Arsonil.

Religião

A pregação de diversos deuses é bem vasta, predominando (como é comum) o culto a Tullï. Também é notável o culto a Hurst, cujos seguidores foram os principais responsáveis pelo expurgo dos antigos servidores de Arfnech. No litoral, Tarnlorvor (Deus dos Elementos) é muito cultuado por marujos. Na floresta prateada os cultos predominantes são à Arkfalas e Ermaras. Nos cantos escuros e em regiões isoladas, almas desesperadas ainda pedem pelo auxílio de Arfnech e Asnüminë.

Curiosidades

Rolien possui um coliseu que semanalmente sedia apresentações de perícia e combate. Ainda, anualmente, a cidade faz parte de um círculo de torneios de escala global.

Geografia

Wondrom é um reino de planícies e montanhas, com rios em abundância favorecendo tanto a agricultura quando o comércio interno. Por ser o reino mais a Sudeste de Hyralfen, é a principal porta de entrada comercial com o continente de Crionashtur.

Mapa Velho

y8npxn2m

Mapa Novo

yamxcmt8

Mapa Novo - Ilha de Arsonil

y9kmoewe

Mapa Mais Novo

ybldkbrw