Sistema Monetário

O dinheiro é muito importante na maioria dos universos de fantasia. Na maioria das vezes moedas de algum material representam um padrão de preços em uma determinada região. Criar um sistema monetário básico é um tanto complicado, pois são várias as variações de cenário para cenário. Usar-se-á um sistema padrão que espera-se poder ser usado em qualquer tipo de cenário. Moedas de cobre serão as de valor mais baixo, usadas para serem trocadas pela maioria dos itens comuns usados no dia-a-dia. Abaixo serão listados alguns itens comuns e seus respectivos preços em moedas de cobre, daqui a diante referidas simplesmente como Moedas.

Item Preço (Moedas) Descrição
Refeição Completa 5 Sustenta uma pessoa por um dia completo. Inclui tubérculos ou cereais, carne seca e água.
Caneco de Cerveja 1 Bebida fermentada com cevada como ingrediente principal, bebida alcoólica mais comum.
Rações de Viagem 10 Cereais e Carne Seca especialmente preparados para não estragarem por um bom tempo. Sustenta uma pessoa por um dia inteiro.
Meia-Refeição 3 Sustenta uma pessoa por meio dia.
Roupas Simples 20 Roupas comuns, apenas para cobertura e pouca proteção contra o frio ou calor.
Roupas para Ambientes Frios ou Quentes 50 Tecidos e cortes especiais feitos para dar resistência ao frio ou calor extremo.
Garrafa de Vinho 10 Bebida alcoólica fina. Uma garrafa é suficiente para cinco caneca.
Cavalo Baio 100 Um cavalo geralmente utilizado para transporte de cargas e trabalhos pesados do campo.
Cavalo Puro Sangue 200 Um cavalo feito para o combate em justas e uso em guerras. Com tamanho mais avantajado que o cavalo baio, cavalos puro-sangue costumam ser mais facilmente treinados e melhor cuidados.
Comida para Cavalos 15 Cavalos são animais difíceis de serem mantidos, pois comem muito. Sua comida envolve geralmente alfafa, maçãs e cenouras.
Estalagem Comum 10 Estadia de uma noite com direito a uma meia refeição na manhã seguinte ou jantar. Dá direito a um quarto comunitário com camas de palha.
Estalagem Especial 20 Estadia de uma noite com jantar e uma refeição na manhã. Dá direito a um pequeno quarto com trava, cama de palha e um baú simples para guardar coisas.
Corda 5 5 metros de fios de cânhamo trançados para formar uma corda grossa usada para as mais variadas funções.
Tocha 2 Um pedaço de madeira enrolada com pano encharcado de óleo em uma ponta para fácil acendimento. Ilumina cinco metros por até quatro horas.
Pederneira 10 Um pedaço de um mineral especial que cria facilmente faíscas para acender uma fogueira ou tocha. Pode ser usado milhares de vezes.
Adaga 50 Arma pequena facilmente escondida feita de aço e cuidadosamente afiada.
Espada Longa 150 Arma mais utilizada no mundo, feita com aço.
Espada Larga 300 Versão de duas mãos da espada longa.
Machado Grande 250 Arma brutal que é composta por um pegador de madeira forte e duas lâminas grossas no topo ligadas por aço mole.
Arco 100 Uma arma de ataque a distância composta por madeira entalhada, flexionada e com as duas pontas ligadas por fios de algodão embebidos em um óleo especial.
Flecha 2 Uma haste fina de madeira com uma ponta de ferro em uma ponta e penas simetricamente posicionadas na outra. Munição para o arco.
Maça 200 Uma arma de concussão feita para esmagar os ossos do inimigo. Feita inteiramente de metal com um pegador encimado por uma peça maciça de metal.
Lança 100 Uma longa haste de madeira encimada por uma ponta de aço. Pode ser usada no corpo-a-corpo ou lançada.
Roupas Reforçadas 50 Roupas com retalhes de couro costurados estrategicamente para proteger os pontos mais vitais.
Armadura de Couro 100 Armadura feita completamente por couro duro, geralmente com duas camadas.
Peitoral de Aço 500 Uma armadura composta por várias peças. Promove proteção especial feita de aço para articulações, cabeça e tronco com o resto do corpo coberto por uma malha de correntes de aço ou ferro. Feita sob medida.
Armadura Completa 1000 A armadura que promove a maior proteção, com uma vestimenta de cota de malha coberta por aço maciço. Muito pesada e feita sob medida, é impossível usar uma armadura completa em marcha sem causar completa exaustão do usuário.

Para facilitar a transação de várias quantidades de dinheiro, as autoridades costumam cunhar moedas especiais. Nesse caso, será usada uma moeda feita de ferro (com valor mais subjetivo do que real) que foi apelidada por aventureiros como Adaga, porque uma dessas moedas correspondem a cinqüenta Moedas, que é o preço de uma adaga.