Regras De Criação De Personagem

Com o objetivo de criar alguma “regra para exceções a regra”, resolvi esboçar um pouco de como poderia ser uma criação de personagem que mais se adequasse à backgrounds dos mais variados tipos, principalmente aqueles que não podem ser facilmente encaixados com as regras normais do D&D.

Para começar, será útil que as campanhas forem divididas em 4 tipos: fracas, médias, fortes e épicas. O tipo de campanha deverá ser informado pelo mestre junto com a idéia principal da campanha e os outros assuntos pré-jogo. Os tipos de campanha determinarão a criação de personagem.

Esse sistema opcional usa como base, o sistema de distribuição de pontos 1 por 1 em atributos. No entanto, existe um termo extra: os pontos especiais. Estes podem ser gastos para “comprar” algo como uma qualidade de acordo com o background do personagem e com a aprovação do mestre.

Vamos ao que interessa. Abaixo está uma tabela com os pontos normais e especiais para cada tipo de campanha:

Tipo de Camapnha Pontos Normais (PN) Pontos Especiais (PE)
Fraca 75 5
Média 80 10
Forte 85 10
Épica 90 15

Como gastar os pontos especiais?
De fato é bem simples: para deixar ainda mais simples o processo ocorre, consulte a tabela abaixo e seu mestre.

Característica PEs gastos Descrição
Pontos Normais Adicionais x Para cada PE gasto, o personagem pode adicionais +1 aos seus pontos normais para distribuir em seus atributos. O número máximo de PEs gastos dessa maneira é um terço do total de PEs, arredondado para a metade.
Talento Adicional 5 O personagem recebe um talento adicional
Vitalidade 1 O personagem recebe 1PV adicional por DV
Meio-Imortal 10 O personagem adquire o arquétipo Meio-Imortal (2PVs por DV, Duro de Matar podendo atingir um numero de PVs negativos igual ao dobro do seu valor de Constituição, sua Alma não pode ser destruída ou encaminhada a outro plano que não o Limbo e ganha +4 em todos os TR contra efeitos com o descritor [Morte])
Mestre de Armas 3 Quando o personagem adquirir um talento (exclusivamente) que afete apenas uma arma, como Foco em Arma, esse talento afeta todas as armas que o personagem usar. Não afeta magias.
Perito 2 +4 pontos de perícia no 1º nvl e +1 adicional nos outros níveis
Sensor Mágico 2 O personagem pode sentir rituais e magias muito poderosas. Ele pode sentir que magias acima do 6º círculo assim como rituais acima do 6º nível ou habilidades (mágicas ou sobrenaturais) que o realizador precisaria estar no 11º nível de personagem ou superior a até 1Km dele. O personagem pode dizer a direção de onde tal feito está sendo realizado mas não a posição exata. O personagem não pode identificar qual é o feito utilizado, mas , no caso de rituais, o personagem pode fazer um teste de Identificar Magia (CD 20+nível do ritual) para identificar seu uso se o ver sendo feito.
Sorte 3 O personagem é alvo de uma sorte incrível, dificilmente ele é pego em maus lençóis. O personagem declara o uso desse poder antes de realizar uma jogada de dados e até três vezes por dia. Naquela jogada, ele recebe um bônus de sorte igual a 1d6. A partir do 6º nível, o bônus é de 1d8. No 11º nível, 1d10. No 15º 2d6.
Bênção da Lua 3 O personagem pode usar poderes com o descritor Frio, usando sua própria força vital, às vezes até poderes que quebrem seus limites normais. Para fazer isso, o personagem deve ser capaz de conjurar o poder (agora ou futuramente, na dúvida, consulte o mestre). Se o poder for uma magia ou ritual, o personagem pode fazê-lo se aceitar receber um número de pontos de dano temporário de Constituição igual ao nível da magia ou ritual em questão. Se for um poder concedido por um estilo de luta, o dano de Constituição é igual ao dobro do nível que permite a utilização daquele poder. No caso de poderes que superem o poder do personagem, ele corre riscos se fazê-lo mais de uma vez por dia (na segunda vez e nas vezes subseqüentes, o dano de constituição é dobrado) e ele só pode realizar efeitos que estejam a apenas um nível acima do que ele pode fazer agora e todas as variáveis são calculadas como se o personagem tivesse o nível de poder em questão.
Dominar Magia 1 O personagem pode preparar uma magia de cada nível sem necessitar de um grimório.
Destruidor Nato 10 O talento Ataque Poderoso do personagem é mais devastador que o normal. No 5º nível, o multiplicador de Ataque Poderoso é aumentado em 0,5; no 10º, em 1; no 15º, em 1,5; e no 20º, em 2.
Metamagia Perfeita 10 No 5º nível, talentos metamágicos custam um nível a menos de magia (mínimo 0). No 15º nível, os talentos metamágicos custam dois níveis a menos.
Herói 3 Como o conhecimento de Batalha.
Aprendizado Excepcional 15 Aqui
Habilidades Sobrehumanas 2 O personagem pode ter habilidades que superam o normal de sua raça logo no 1º nível. Para cada ponto no valor da habilidade acima do máximo para sua raça, o personagem gasta 2PEs

Aprendizado Excepcional

O personagem pode aprender praticamente tudo que vê. Ele passa a ter um pool de XP e, para passar de nível, ele precisa gastar uma quantidade de XP desse pool igual ao nível atual vezes mil. Ainda, ele pode usar a XP desse pool para aprender talentos/Conhecimentos/Habilidades e até níveis de outras classes. A quantidade exata é definida pelo mestre. Ainda, o personagem não precisa mais de tempo de treino para passar de nível, a não ser que for de uma nova classe, e não sofre penalidades de XP por multiclasse. Por exemplo, o personagem pode gastar 200XP para adquirir o talento Foco em Arma, desde que saiba utilizar a arma escolhida, ou gastar mais 100XP para fazê-lo. Ainda, o personagem pode copiar, apenas uma vez, uma habilidade que ele tenha visto nas últimas 24 horas, gastando 500XP, desde que tenha os itens necessários (componentes materiais para magias, etc). O personagem não pode aprender habilidades únicas, como o Sopro do Vazio do Tarrasque, ou rituais de 10º nível ou habilidades épicas ou divinas. Exemplos de Habilidades que podem ser aprendidas por um personagem com Aprendizado Excepcional:

Estilo de Luta: O primeiro nível custa 1000XP e os próximos custam tanto quanto for necessários ao estilo normalmente.

Classes: O primeiro nível custa 2000XP e os outros níveis custam um valor igual ao nível atual naquela classe vezes 1000XP.

Talentos/Conhecimentos: O valor é muito variável e deve ser julgado pelo mestre. Em geral, talentos sem pré-requisitos custam 100XP e talentos com pré-requisitos simples custam 200XP.

Magias/Rituais:Um personagem que possa conjurar magias pode adicionar magias às suas conhecidas gastando XP igual ao nível da magia ao quadrado vezes 100XP. Não existem limites para a quantidade de XP acumulada no pool ou a quantidade de habilidades aprendidas. No entanto, o personagem deve ter os pré-requisitos necessários, além do XP. O personagem ganha 50% a mais de XP que o normal, devido à sua rapidez de raciocínio e memorização e sua adaptabilidade.

O Mestre pode vetar qualquer uso dos PEs e adicionar novos, assim como ele pode alterar os pontos para serem gastos (PNs ou PEs ou os dois).