Ranger
Nvl BBA Fort Refl Von Especial
1 +1 +2 +2 +0 1º Inimigo Predileto, Rastrear, Empatia com a Natureza
2 +2 +3 +3 +0 Estilo de Combate
3 +3 +3 +3 +1 Tolerância
4 +4 +4 +4 +1 Companheiro Animal, Conhecimento de Batalha/Natural
5 +5 +4 +4 +1 2º Inimigo Predileto
6 +6 +5 +5 +2 Estilo de Combate Apr, Dom da Natureza
7 +7 +5 +5 +2 Caminho da Floresta, Dom da Natureza
8 +8 +6 +6 +2 Rastreador Eficaz, Conhecimento de Batalha/Natural
9 +9 +6 +6 +3 Evasão
10 +10 +7 +7 +3 3º Inimigo Predileto, Forma Selvagem 1/dia
11 +11 +7 +7 +3 Domínio do Estilo de Combate
12 +12 +8 +8 +4 Conhecimento de Batalha/Natural
13 +13 +8 +8 +4 Camuflagem, Dom da Natureza
14 +14 +9 +9 +4 Dom da Natureza
16 +16 +10 +10 +5 Estilo de Combate Superior, Conhecimento de Batalha/Natural
17 +17 +10 +10 +5 Mimetismo
18 +18 +11 +11 +6 Dom da Natureza
19 +19 +11 +11 +6 Dom da Natureza
20 +20 +12 +12 +6 5º Inimigo Predileto, Forma Selvagem 3/dia, Conhecimento Batalha/Natural

Dom da Natureza

O Ranger, por sua aproximação do ambiente natural, acaba por ganhar certas habilidades diferente dos outros guerreiros, mas não tão poderosas como as do Druida. Os dons são divididos em tipos e, cada tipo, tem um pré-requisito baseado no nível de Ranger (esse pré-requisito está mostrado em parênteses):

Dom do Animal(6): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Força do Touro, Agilidade do Gato e Vigor do Urso. O Ranger ganha Visão na Penumbra (ou Visão no Escuro 18m se já possuir Visão na Penumbra) por até nível de Rgr turnos que podem, ou não ser contínuos. Ativar é uma ação livre.

Dom do Caçador(6): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Sabedoria da Coruja, Passo sem Pegadas e Passos Longos. O Ranger ganha +1 em ataque e dano por nível de Rgr contra uma vítima que ele tenha seguido por um dia inteiro.

Dom da Árvore(6): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Pele de Árvore e Invisibilidade (só em florestas). O bônus de armadura natural do ranger aumenta em +1 a cada 4 níveis de Rgr.

Dom do Curandeiro(7): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Curar Ferimentos Graves, Neutralizar Venenos e Remover Doenças. O Ranger ganha um bônus de competência na perícia Cura igual ao seu nível de Rgr.

Dom do Movimento(13): O Ranger pode conjurar as magias: Recuo Acelerado, Movimentação Livre, Porta Dimensional (só em ambientes naturais) e Caminhar no Ar. O Ranger recebe um bônus de 1,5m/5 níveis de Rgr em seu deslocamento.

Dom dos Elementos(13): O Ranger pode conjuraras magias: Resistência a Elementos e Invocar Aliado da Natureza 5 (somente elementais). O Ranger recebe um bônus de competência igual a ¼ de seus níveis de Rgr em testes de Resistência contra magias e efeitos dos quatro elementos.

Dom do Combate(14): O Ranger pode conjurar as magias: Arma Mágica Maior e Auxílio Divino. O Ranger adiciona ¼ de seu níveis de Rgr como bônus de competência em ataque e dano com armas.

Dom da Proteção(13): O Ranger pode conjurar as magias: Escudo da Fé, Muralha de Espinhos e Pele rochosa. O personagem escolhe um inimigo que ele possa ver e ele pode adicionar seu modificador de Sabedoria na CA contra ele.

Dom da Transformação(18-Necessário Dom do Animal): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Forma de Árvore e Alterar Forma(só par se transformar em animais, plantas e insetos).

Dom da Vida(19-Necessário Dom do Curandeiro): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Proteção contra a Morte, Cura Completa e Reencarnação.

Dom da Alma(18): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Visão da Verdade, Proteção contra Magias e Limpar a Mente. Todas essas magias só funcionam em uma floresta.

Dom da Fúria Elemental(18-Necessário Dom dos Elementos): O Ranger pode conjurar as seguintes magias: Terremoto, Ciclone e Tempestade da Vingança.

O nível de conjurador é igual ao nível de Ranger e as magias são habilidades similares a magia baseadas em Sabedoria.
-Todas que têm pré-requisito 6 ou 7 podem ter uma máximo de conjurações igual a metade do nível de Rgr.
-Todas que têm pré-requisitos 13 ou 14 podem ter um máximo de conjurações igual a ¼ do nível de Rgr.
-Todas que têm pré-requisitos 18 ou 19 podem ter um máximo de conjurações igual a 1/8 do nível de Rgr.

Forma Selvagem: como a habilidade do Druida, mas com nível de Druida igual a metade do nível de Rgr.
No 16º nível, o personagem pode se transformar em um animal grande.

Estilo de Combate Superior: No 16º nível, o Ranger se aprimora no estilo que ele começou a desenvolver no 2º nível.
-Se ele escolheu o Estilo de Combate com Duas Armas, o Ranger adquire dos efeitos do talento Combater com Duas Armas Superior.
-Se ele escolheu o Estilo de Combate da Arquearia, o Ranger adquire os efeitos do talento Tiro Múltiplo Apr.
Domínio do Estilo de Combate: O Ranger ganha Tiro Preciso Apr ao invés de Tiro Preciso no 11º nível.