Palavras De Sabedoria

A caneta sempre mata mais do que a espada. As palavras são mais poderosas do que a magia.

Uma boa conversa pode convencer um sanguinário a poupar suas vítimas, um tirano a aliviar sua mão esmagadora e um dragão doar uma quantidade mínima de seu tesouro para uma causa maior. Um mestre das palavras pode convencer as pessoas a abrandar suas ações e guiá-las para um objetivo altruístico e bondoso.

Algumas vezes, sábios conselhos podem fazer com que a filosofia e até mesmo o fanatismo sejam repensados e até alterados. Um mestre nas Palavras de Sabedoria pode levar uma multidão na conversa e evitar guerras desnecessárias.

Mortais são criaturas passionais e, algumas vezes, não pensam nas suas atitudes e suas conseqüências. Cabe ao diplomata usar de Palavras de Sabedoria para abrir suas mentes e desanuviar seus pensamentos.

• Nível 1: Sábias Palavras (Nvl4, Sab15,Bom, Diplomacia 7 graduações, 1 talento, 200XP)
• Nível 2: Conselhos Úteis (Nvl8, Sab17, Diplomacia 11 graduações, 800XP)
• Nível 3: Conselheiro de Multidões, Teste de Sabedoria (Nvl12, Sab19, Diplomacia 15 graduações, 1800XP)
• Nível4: Grande Teste de Sabedoria (Nvl16, Sab21, Diplomacia 19 graduações, 3200XP)
• Nível 5: Teste de Fé (Nvl20, Sab23, Diplomacia 23 graduações, 5000XP)

-Sábias Palavras(ext): Sempre que estiver usando a perícia Diplomacia sem interesse próprio ou fúteis, o personagem adiciona o dobro do nível no estilo na perícia.

-Conselhos Úteis(sob): O personagem pode dar conselhos sábios a uma pessoa (com até metade de seus DVs). Esses conselhos não podem ter como objetivo interesses próprios do personagem nem algo que possa prejudicar o alvo. O alvo obedece ao conselho. Um teste de diplomacia é necessário para ativar esse poder e algum tempo de conversa. A CD normal é 25+DVs do alvo, mas o personagem pode aumentar 10 na CD para diminuir o tempo de conversa para uma ação de rodada completa.

-Conselheiro de Multidões(sob): Conselhos Úteis pode ser usado em vários alvos ao mesmo tempo.

-Teste de Sabedoria(sob): O personagem pode alterar o comportamento de um alvo. O alvo faz um teste de Vontade com CD igual a 10+nível no estilo+mod Sab. Um alvo com mais DVs que o personagem adiciona a diferença como o bônus no teste de resistência. O novo comportamento não pode ser prejudicial ao alvo nem ir contra a tendência do personagem. Teste de Sabedoria pode ser usado até nível no estilo vezes diárias. O efeito é de ação mental e dura até 1 hora/nível no estilo (podendo variar conforme a circunstância).

-Grande Teste de Sabedoria(sob): A CD de Teste de Sabedoria passa a ser 10+2xnível no estilo+mod Sab. Teste de Sabedoria passa a afetar até criaturas imunes a efeitos de ação mental. Teste de Sabedoria passa a ter duração de 1 dia/nível no estilo.

-Teste de Fé(sob): Um alvo de Teste de Sabedoria, ao seu término, se o novo comportamento lhe rendeu coisas muito boas, faz um teste de nível, com CD igual às graduações do personagem em Diplomacia. Se Falhar, o alvo sofre profundas mudanças em sua alma, inclusive podendo provocar mudanças de tendência e de divindade.