O Mestre De Oficios

A Arte da Construção é muito antiga. Foi Norgar que a ensinou para os primeiros anões e estes espalharam o conhecimento para todos os outros povos. Mas, no entanto, existem aqueles que realmente são abençoados pela bênção de Norgar e podem construir verdadeiras obras-primas quando tocam em suas ferramentas.

Os mais conhecidos por terem essa bênção, obviamente, são os anões. Suas obras têm respeito e admiração a nível global e dificilmente encontra-se um anão forjador que não seja ótimo em sua arte.

Existem vários tipos de ofícios, entretanto, e cada mestre é geralmente perito em somente um deles. Aqueles que são mestres de vários ofícios geralmente são raros e muito bem pagos, tendo suas obras apreciadas pelos Reis e até deuses.

• Nível 1: Perito, Ofício Melhorado (nvl1, Ofício* 4 graduações, 1 talento, 100XP)
• Nível 2: Ofício em Conjunto (nvl5, Ofício 8 graduações, 400XP)
• Nível 3: Aprimoração do Ofício (nvl9, Ofício 12 graduações, 900XP)
• Nível4: Acelerar Ofício (nvl13, Ofício 16 graduações, 1600XP)
• Nível 5: Mestre do Ofício (nvl17, Ofício 20 graduações, 2500XP)

-*Ofício: O personagem deve escolher um de seus ofícios para aplicar o estilo de luta. O Ofício alquimia tem um estilo próprio e deve ser excluído da lista das perícias.

-Ofício Melhorado(sob): Aumente em 2 a dureza e em 10 os PVs dos objetos construídos.

-Ofício em Conjunto(ext): O personagem pode trabalhar em até um projeto por nível no estilo ao mesmo tempo, mas ele recebe uma penalidade de -1 por projeto em todos os testes de Ofícios.

-Aprimoração do Ofício(ext): O personagem pode aumentar a Cd de um teste de Ofício para adicionar uma característica especial a uma de suas criações com o Ofício escolhido:

CD Aprimoramento Preço
+5n Aumentar em n o bônus de Armadura/Escudo do item +n²x150
+5n Aumentar em n o bônus de ataque de uma arma +n2x300
+2 Aumentar em 1 a dureza do item +50%
+2 Aumentar em 5 os PVs do item +50%
+5 Aumentar em 2 o dano da arma +500%
+10 Aumentar o dano da arma em uma categoria de tamanho +1000%
+1 Aumentar em 2 os TR do item +50%

O personagem não pode aplicar um único aprimoramento que aumente a CD em mais de duas vezes seu nível no estilo. O mesmo aprimoramento pode ser aplicado várias vezes até nível no estilo vezes. O máximo de aprimoramentos totais é duas vezes o nível no estilo. Podem existir outras aprimorações de acordo com o julgamento do mestre. Todos os aprimoramentos que superam o normal (mencionado nos livros básicos), exige gasto em XP igual a 1/25 o valor total do item.

-Acelerar Ofício(sob): O personagem pode receber uma penalidade de -10 em seus testes do Ofício para poder realizar um teste do Ofício por dia e não por semana.

-Mestre do Ofício(ext/sob): O personagem torna-se verdadeiramente um mestre da sua arte. Todas as CDs dos testes do Ofício são diminuídos em 1 por nível no estilo (mas multiplique pela CD normal para determinar o rendimento em PP). O personagem nunca desperdiça matéria-prima se falhar em um teste do Ofício. Os itens construídos pelo personagem não são afetados por magias e efeitos de destruição automática (Como despedaçar) e sofrem apenas metade do dano provindo de magias, além de ganhar RM 10+graduações no ofício em questão.