O Elementalista

A crença na Península Leste de Hyralfen é de que o mundo e tudo o que há nele é formado por uma combinação dos quatro elementos e do espírito. Como a magia arcana e divina possui várias falhas em Thandorl e nos reinos ao redor, uma nova seita surgiu dedicando seus estudos e suas orações a esses cinco elementos vitais ao seu escopo do mundo.

O Elementalista toma o lugar de magos, clérigos e druidas, unindo parte dos poderes dos três para formar uma classe totalmente nova e com próprias filosofias. Entrar em contato com os elementos primordiais e os espíritos é o objetivo e o trabalho do elementalista. Controlar essas energias místicas é muito difícil o que prova a sede de conhecimento e auto-controle da classe.

Os Elementalistas também são conhecidos como Espiritualistas.

Raça: Todos os Elementalistas são humanos.

Outras Classes: O Elementalista geralmente são solitários e, quando se associam com outras classes, é para suas pesquisas e jornadas espirituais. Geralmente, eles lidam melhor com samurais, ninjas e monges, mas são muito procurados por suas habilidades curativas em uma terra repelente da magia convencional.

Tendência: Os elementalistas não têm restrição de tendência, pois tanto espíritos como elementos não são limitados por tais aspectos. Mas, assim como Tarnlorvor, seu patrono, grande parte dos elementalistas preferem manter-se neutros para os assuntos mundanos.

Religião: O Deus dos Elementos é, de longe, a divindade mais adorada entre a classe. Talvez por exceção de Arkfalas, todos os outros deuses são secundários e, dependente da visão do mundo do personagem, até dispensáveis.

Aventuras: Os elementalistas estão sempre a procura de conhecimentos sobre os espíritos e elementos, assuntos que possuem sempre um misticismo envolvido, independente da região em que se encontrem. Em grupos de aventureiros, o Elementalista faz o papel do conjurador versátil e fonte de cura mística, principalmente na região em que a maioria deles se encontra, com o decréscimo do poder dos outros conjuradores.

DV: d6

Habilidades Principais: A Sabedoria é, de longe, o atributo mais prezado dos elementalistas, pois é ela que abre portas para a percepção dos elementos e dos espíritos e determina seu poder mágico. A Inteligência é o segundo mais importante atributo, pois o conhecimento aliado à percepção é a chave para o controle dos cinco elementos primordiais.

Perícias

• De Classe: Concentração, Conhecimento (Todos), Ofícios, Profissão, Decifrar Escrita, Diplomacia, Adestrar Animais, Cura, Ouvir, Observar, Sentir Motivação, Identificar Magia, Sobrevivência.

• No 1º Nível: (4+modificador de inteligência)x4

• Por nível: 4+modificador de Inteligência

O Elementalista

Nvl BBA Fort/Refl/Von Características Especiais
1 +0 +0/+0/+2 Sentir Elementos Primordiais
2 +1 +0/+0/+3 Subjugar o Elemento
3 +2 +1/+1/+3 Controlar Elementos Menor
4 +3 +1/+1/+4 Conhecimento Espiritual
5 +3 +1/+1/+4 Controle Espiritual Menor
6 +4 +2/+2/+5 Invocar o Espírito
7 +5 +2/+2/+5
8 +6 +2/+2/+6 Conhecimento Espiritual
9 +6 +3/+3/+6 Controlar Elementos
10 +7 +3/+3/+7
11 +8 +3/+3/+7 Controle Espiritual
12 +9 +4/+4/+8 Conhecimento Espiritual
13 +9 +4/+4/+8
14 +10 +4/+4/+9
15 +11 +5/+5/+9 Controlar Elementos Maior
16 +12 +5/+5/+10 Conhecimento Espiritual
17 +12 +5/+5/+10 Controle Espiritual Maior
18 +13 +6/+6/+11 Invocar o Espírito Maior
19 +14 +6/+6/+11
20 +15 +6/+6/+12 Conhecimento Espiritual

Magias Diárias

Nvl 0 1 2 3 4 5 6
1 2 0 - - - - -
2 3 0 - - - - -
3 3 1 - - - - -
4 3 2 0 - - - -
5 3 3 1 - - - -
6 3 3 2 - - - -
7 3 3 2 0 - - -
8 3 3 3 1 - - -
9 3 3 3 2 - - -
10 3 3 3 2 0 - -
11 3 3 3 3 1 - -
12 3 3 3 3 2 0 -
13 3 3 3 3 2 1 -
14 4 3 3 3 3 2 -
15 4 4 3 3 3 2 -
16 4 4 4 3 3 3 0
17 4 4 4 4 3 3 1
18 4 4 4 4 4 3 2
19 4 4 4 4 4 4 3
20 4 4 4 4 4 4 4

Características Especiais

• Usar Armas e Armaduras: O Elementalista sabe usar todas as armas simples, mas não tem treinamento com nenhum tipo de armadura ou escudo e sofre chance de falha de magia como acontece com a chance de falha de magia arcana.

• Conjuração: O Elementalista conjura magias que se encaixam mais com magias divinas, mas tem propriedades de magias arcanas. Ele deve preparar magias como um druida, no começo de cada dia. As magias do elementalista sofrem falha de magia arcana (seja por armaduras ou qualquer outro motivo), mas ele pode preparar qualquer magia de sua lista, pois conhece todas elas. Também, o elementalista tem um grande vínculo com rituais envolvendo os elementos primordias: terra, água, ar, fogo e espírito. Nesses tipos de rituais, o elementalista recebe um bônus igual a +2 em seus testes de execução.

• Sentir Elementos(Sob): O elementalista tem o poder de sentir qualquer elemento primordial natural ou criado a até um quilômetro dele. Com uma ação padrão, o elementalista pode precisar a distância e a direção de um elemento natural no seu raio de percepção. O Elementalista pode ver espíritos como ele vê o fogo, o que não é possível para mortais comuns. Efeitos artificiais de criação ou controle dos elementos primordiais podem ser precisados pelo personagem sem o uso de uma ação padrão, instantaneamente.

• Subjugar os Elementos(Sob): O Elementalista recebe um bônus de competência igual a +2 em todos os Testes de Resistência envolvendo os elementos: fogo, frio, ácido e eletricidade. Uma vez por dia por nível de elementalista, o personagem pode fazer um teste de Concentração, usando uma ação padrão, para evitar os efeitos que causem dano dos elementos citados. Ele ignora uma quantidade de dano igual ao resultado do teste de perícia ou metade disso se Subjugar Elementos tiver alvos além do próprio personagem (com um número de alvos igual ao nível na classe). O efeito dura por uma rodada por nível de classe ou até os pontos absorvidos acabarem nos alvos. Consulte Proteção contra Elementos.

• Controlar Elementos Menor(Sob): O Elementalista pode invocar um dos quatro elementos na forma de um raio para causar dano em seus inimigos. Usar essa habilidade usa uma ação padrão, exige um ataque de toque a distância e causa dano igual a 2d6+o modificador de Sabedoria do personagem. O alcance é Curto.

• Controle Espiritual Menor(Sob): O elementalista começa seu controle sobre espíritos, podendo evitar que eles ajam com concentração. A cada rodada que o elementalista tenta selar um espírito, ele deve usar uma ação padrão e realizar um teste de Concentração com CD igual a 10+DVs do espírito+o modificador de Sabedoria do Espírito. O elementalista não pode controlar um mesmo espírito por um número maior de rodadas igual ao seu nível de classe. Esse é um efeito de ação mental.

• Invocar o Espírito(Sob): O elementalista começa a ter um tênue controle sobre seu Espírito Guia, fazendo com que ele obedeça seus comandos e lhe empreste seu poder. Essa habilidade só pode ser usada uma vez por semana igual a um quinto dos níveis de classe do elementalista e, nesse estado, o personagem tem seus atributos naturais transformados em 20. Invocar o Espírito dura por cinco rodadas. Nesse estado, o elementalista pode usar todos os ataques simples dos espíritos que ele pode invocar com Invocar Espíritos I, II e III, recebendo as armas espirituais adequadas. Ainda, o elementalista ganha PVs temporários igual a 4 por nível de classe nesse estado.

• Controlar Elementos(Sob): Como Controlar Elementos Menor, mas o alcance passa a ser médio. Ainda, uma vez por dia a cada quatro níveis de classe, o elementalista pode invocar uma explosão de um dos quatro elementos a um alcance Médio. O dano desse novo ataque é igual a 1d6 por nível de classe, afeta uma dispersão de seis metros de raio, e permite um teste de resistência de reflexos para reduzir o dano à metade (CD igual a 10+1/2 do nível do elementalista + seu modificador de Sabedoria).

• Controle Espiritual(Sob): Como Controle Espiritual Menor, mas o elementalista pode controlar mais de um espírito ao mesmo tempo (máximo igual ao seu nível de classe e faz-se apenas um teste por rodada); ou o personagem pode aumentar seu controle sobre um espírito, fazendo com que ele ataque com ataques simples alvos indicados pelo elementalista.

• Controlar Elementos Maior(Sob): Como Controlar Elementos, mas o ataque simples passa a causar 4d6+modificador de Sabedoria de dano, passa a ter alcance Longo e pode, se o elementalista desejar, pode afetar todos os adjacentes ao alvo principal (se o resultado do ataque o permitir). O ataque limitado passa a poder ser usado não como explosão, mas um número de alvos igual ao seu nível de classe, com todos eles a menos de nove metros entre si.

• Controle Espiritual Maior(Sob): Como Controle Espiritual, mas quando usado em um só alvo, este usa todos os seus poderes para destruir os inimigos do elementalista.

• Invocar o Espírito Maior(Sob): Como Invocar o Espírito, mas o valor de habilidades torna-se 30 e o elementalista ganha RM igual a 12+seu nível de classe. Também, o personagem ganha as habilidades místicas dos espíritos que ele pode invocar com Invocar Espíritos I, II e III.

Lista de Magias do Elementalista:

Nível 0: Curar Ferimentos Mínimos, Detectar Magias, Detectar Venenos, Criar Água, Luz, Purificar Alimentos, Ler Magias, Mensagem, Mãos Mágicas, Raio Ácido, Raio de Gelo, Suportar Elementos

Nível 1: Arma Espiritual, Remover Medo, Arma Mágica, Curar Ferimentos Leves, Servo Invisível, Resistência a Elementos, Mãos Flamejantes, Toque Chocante, Criar Chamas, Pedra Encantada, Salto, Névoa Obscurescente.

Nível 2: Invocar Espíritos I*, Agilidade do Gato, Força do Touro, Vigor do Urso, Sabedoria da Coruja, Curar Ferimentos Moderados, Invisibilidade, Nublar, Vento Sussurrante, Descanso Tranqüilo, Retardar Envenenamento, Restauração Menor, Tendência em Arma, Névoa, Muralha de Vento, Amolecer Terra e Pedra, Esquentar Metal, Arma Elemental*, Flecha Ácida, Chama Contínua, Raio Ardente, Proteção contra Elementos.

Nível 3: Curar Ferimentos Graves, Forma Gasosa, Dissipar Magia, Moldar Rochas, Mesclar-se as Rochas, Purgar Invisibilidade, Respirar na Água, Convocar Relâmpagos, Luz do Dia, Remover Doenças, Bola de Fogo, Relâmpago, Andar no Ar, Muralha de Fogo, Escudo Elemental*.

Nível 4: Invocar Espíritos II*, Invisibilidade Maior, Movimentação Livre, Neutralizar Venenos, Controlar a Água, Arma Mágica Maior, Vestimenta Mágica, Pedras Afiadas, Coluna de Chamas, Tempestade Glacial, Pele Rochosa, Vidência, Névoa Sólida, Muralha de Gelo, Tempestade Glacial, Agilidade do Gato Apr, Força do Touro Apr, Vigor do Urso Apr, Sabedoria da Coruja Apr.

Nível 5: Andar nas Sombras, Regeneração, Reviver os Mortos, Controlar os Ventos, Muralha de Pedra, Semente de Fogo, Convocar Tempestade de Relâmpagos, Pedra em Lama, Cone Glacial, Criar Passagens, Lama em Pedra, Caminhar no Vento, Controlar Água.

Nível 6: Cura Completa, Dissipar Magia Maior, Corrente de Relâmpagos, Conto das Rochas, Mover Terra, Muralha de Ferro, Névoa Ácida, Esfera Gélida, Carne para Pedra, Pedra em Carne, Força do Touro Maior, Agilidade do Gato Maior, Vigor do Urso Maior, Sabedoria da Coruja Maior.

Magias para Encaixar: Controlar o Clima, Passeio Etéreo, Restauração, Restauração Maior, Ressurreição, Tempestade de Fogo, Terremoto, Tranca Dimensional, Forma Etérea, Prender a Alma, Projeção Astral, Tempestade da Vingança, Evaporação, Ciclone, Nuvem Incendiária, Vidência, Grupo de Elementais, Sexto Sentido, Bola de Fogo Controlável, Dedo da Morte, Inverter a Gravidade, Grito da Banshee, Raio Polar, Aprisionamento, Chuva de Meteoros, Prender a Alma.