Combate

Início: a primeira coisa a ser determinada é a ordem de ação de cada inimigo e personagem, enumerando os envolvidos em uma lista decrescente de Energia, que será a lista de ação na ordem. Quando houver empate, deve-se usar a sorte para desfazê-lo.

Ação: Cada ação tem um custo e um efeito. O custo geralmente envolve o gasto de Energia e/ou Mana, para realizar um feito físico ou conjurar uma magia, respectivamente. O efeito é o dano do ataque, a movimentação no local do combate, o efeito da magia em questão, etc… Caso o personagem ainda tenha pontos de Energia após a ação, pode realizar outras até que não possua pontos de Energia restantes.

Ataque: Quando usando uma arma ou as mãos nuas, o personagem pode tentar arremeter-se contra o oponente. Para atacá-lo, são necessárias três coisas: o atacante deve estar dentro da área de atuação da arma; deve-se gastar energia de acordo com a arma em questão; e deve-se realizar um teste de Ataque contra uma dificuldade de sete mais a Defesa do atacado. Caso acerte, causa-se o dano da arma em questão.

Movimentação: o personagem move-se usando pontos de Energia. Para cada metro que o personagem mover-se, ele usa cinco pontos de Energia. A maioria dos personagens não pode mover-se mais do que dez metros por turno. Monstros e efeitos mágicos podem permitir diferentes tipos de movimento.

Magia: Magias são poderosas, mas gastam tanto pontos de Mana quanto pontos de Energia para serem conjuradas. Ainda, elas seguem as regras básicas do Ataque, com um teste envolvendo a perícia envolvida na magia escolhida. Caso uma magia for do tipo Ritual (veja adiante) e o personagem não possua pontos de Energia suficiente para conjurá-la neste turno, ele pode continuar conjurando a magia e gastar pontos de Energia, e portanto turnos, até completar os pontos necessários. Mas caso o conjurador seja atacado enquanto conjura um ritual, ele deve fazer um teste da perícia em questão com dificuldade igual ao dano ou o ritual, e a mana, terão se perdido.

Outras Ações em Combate: Algumas outras ações podem ser executadas durante um combate, mas para tal será necessário um gasto de pontos de Energia determinado pelo mestre, tomando em consideração a complexidade da ação e a necessidade de concentração necessária para realizá-la.