55 – A Faixa de Aurnech: O Reino das Cinco Famílias.

Aurnech é governado por cinco grandes famílias de feiticeiros, todas elas vindas de um mesmo ancestral comum, o poderoso deus Aurn (que pode ser visto como o falecido deus Éter). As famílias existem desde a primeira era e sempre auxiliaram Askardin, o deus da guerra, a manter seu território e, graças a isso, ganharam a alcunha de Magos Guerreiros. Junto com a alcunha, porém, também veio a combinação mortal entre equipamentos bélicos e magia.

História

A história das famílias de aurnech vem desde os primórdios de Faralchar. Segundo seus arquivos secretos (provindos da Primeira Era), o deus da magia Aurn deu a cinco humanos um pouco de sua energia mística e, segundo essa tese, esses humanos foram os primeiros magos do mundo. Esses cinco homens eram grandes amigos e conquistaram para si uma terra que dividiriam até os dias de hoje, com uma sucessão anual do poder. Esses homens eram Audelin, Zal, Aiglur, Rham e Tharom. Seus descendentes seguiram o exemplo de seus antepassados, até que alguma coisa (há muito tempo esquecida) causou um atrito entre as famílias que viveram em tensão política durante muito e muito tempo, sem ainda solução. Quando finalmente Askardin foi expulso para o plano da guerra, as famílias ficaram desestabilizadas e dependeram do reino do sul, Norodi-ast-Kardin para se proteger dos bárbaros. Tal favor custou tratado de paz e comércio exclusivo o que diminuiu muito o poder político da Faixa durante a Segunda Era. Por volta do ano 2000 da Segunda Era, uma guerra eclodiu pelo fim desse tratado, que já perdurava por dois milênios, e com o auxílio da poderosa magia de Aurn, os Magos Guerreiros conseguiram sua completa liberdade econômica, o que fez o reino conseguir vários recursos ao explorar a magia. Essa guerra durou cerca de cinco anos e ficou conhecida como Guerra de Aurn-Etat (Liberdade Prometida pelo deus Aurn), mas trouxe outro problema: as famílias cresceram muito durante e depois da guerra (membros não sanguíneos foram aceitos) o que novamente gerou atritos entre os membros, mesmo da mesma família.

Política

A Faixa de Aurnech não tem um Rei, mas sim um regente. O cargo é anual e é substituído por um regente de outra família até completar cinco anos e todos os regentes de cada família terem assumido o poder. Todos os nobres têm relação com alguma das famílias (parentesco, apadrinhamento, amizade, etc). Cada família tem seu Ankhest (líder) e esse “cargo” é vitalício. Existe uma entidade que toma conta da justiça dos assuntos interfamílias cujos membros são escolhidos por voto dos Ankhest e os outros dois membros mais velhos (ainda sãos), são os Aurnhan (Proteção de Aurn).

Lei

A Lei em Aurnech é feita pelo Aurnhan e também aplicada e fiscalizada pelo mesmo grupo. Entre as leis importantes, estão: a proibição de conjuradores arcanos que não pertençam a uma das cinco famílias (Audelin, Zal, Aiglur, Rham e Tharom); a obrigatória identificação de qualquer conjurador fazendo magia em qualquer lugar que não sua própria casa; a responsabilidade e punição monetária de uma família por crimes de um de seus membros (a punição do réu ainda é aplicada).

Economia

Baseada principalmente no comércio de artigos bélicos (muitas vezes mágicos) bem como o aluguel de tropas (já que a reputação dos Magos Guerreiros é bem grande em Hyralfen). Uma vez livres do tratado com Norodi-ast-Kardin, Aurnech se tornou um reino bastante rico e produtivo, principalmente pela capacidade de barganha da família Audelin que evitou que os recursos naturais da Faixa se extinguissem (como certamente extinguiriam se o tratado continuasse).

Idiomas

Comum e Aurnï. Algumas expressões comuns: “Maldito Tharomlin” (Maldito Filho de Tharom, veja a descrição da família abaixo); “Você tem a Audelinaë, mas não cairei perante ela” (referente a lábia da família Audelin); “Aurn encante meu rabo!”, expressão chula para contentamento.

População

Maioria esmagadora composta de humanos, como é comum no nordeste de Hyralfen, mas os comerciantes anões e elfos são muito bem vindos para vender suas matérias-prima de tão boa qualidade.

Lendas

O povo da Faixa é muito informado, principalmente pelas artes místicas e os contos populares geralmente são rapidamente estudados e desmistificados ou negados. Ainda assim, existe a lenda bem conhecida que um dia Aurn será trazido de volta dos mortos por um Tharomlin e seu espírito estará corrompido e o deus agora insano destruirá todas as famílias (essa lenda, é claro, é muito bem apreciada pela família Tharom e alguns dizem que é somente por essa lenda que esta família não é desrespeitada ou contrariada abertamente). Existe ainda o Lago Sombrio cujo aparecimento é uma lenda (também acerca da família Tharom) que diz que foi uma tentativa frustada de trazer Aurn de volta a vida, na qual todos os envolvidos (que supostamente eram milhares, o que é praticamente impossível dado o número de Tharomlin ser razoavelmente estável) tiveram seus corpos transformados em água usada para preencher a grande cratera que se formou depois do ritual ter sido completo.

Locais Importantes

Todas as famílias têm suas cidades cedes e essas são, de longe, as maiores localidades de Aurnech em importância. No entanto, existe o Lago Sombrio: sua água é doce e saudável, mas por algum motivo, nenhuma criatura viva faz parte de seu ecossistema (esse é um dos poucos mistérios ainda não desvendados pelos sábios da Faixa).

Religião

Aurn é um deus reconhecidamente morto, mas seu nome é ainda muito citado na Faixa. Mas um culto propriamente dito, com templos e sacerdotes, não existe. O culto a Ermaras é com certeza o maior em Aurnech, incentivado por quatro das cinco famílas. Os Tharomlin, entretanto, veneram Arfnech e o seu culto e seus templos são abertos no nordeste da Faixa (terras da família).

Curiosidades

Nem todos os membros das famílias são magos, na verdade esses são a minoria e venerados por todos seus irmãos (portanto, carregando maiores responsabilidades). Dentre os poucos magos, a maioria fazem parte dos conhecidos Magos Guerreiros, humanos que misturam magias e armamentos bélicos de maneira geralmente destrutiva. Para os Aurnechlin, no entanto, essa união é mais vista como uma arte e, claro, como um negócio muito lucrativo. Além das artes mágicas, os Magos Guerreiros também aprendem muito sobre estratégias de guerra e sua história.

Geografia

A Faixa é um terreno cortado. No oeste, pela Cordilheira Marrom. No centro, pelo grande delta do Rio Harugon e pelas Montanhas Peroladas de Zal. No leste, pela majestosa floresta Rham. A Planície Estreita, localizada no centro sul de Aurnech abaixo do delta do Harugon, é conhecida pela tensão causada pela certeza de uma explosão rancorosa do Reino Norodi-ast-Kardin.

Família Audelin

A família dos comerciantes, dos líderes, dos encantadores e da Audelinaë. Esta última é a habilidade de convencer qualquer um a comprar qualquer coisa, um treinamento complexo que gera muitos lucros (materiais ou de outro tipo). Os membros da família Audelin são conhecidos por sua diplomacia entre as Cinco Famílias e pela ganância para os estrangeiros. Os anos governados por um Audelin geralmente são muito lucrativos e de relativa paz interna, com a maioria das pessoas contentes com suas vidas. Mas a ganância dos Audelin também afeta as cinco famílias, mas eles não permitem que seus irmãos percebam com seus discursos de falsa humildade. Ainda assim, a família representa a honra dos descendentes de Aurn e sua arma representativa é a espada longa.

Família Zal

Os juízes da paz, o martelo da justiça e os pregadores do equilíbrio. De todas as famílias, a Zal é aquela mais filosófica e conhecedora da história de tudo que gira pelo mundo. Os membros da família Zal são treinados desde pequenos para entenderem o mundo corretamente e para tomar as decisões que causarão o efeito mais justo em nome da paz eterna. Os Zalin pregam a paz e a estabilidade a qualquer custo, mesmo que tenham que esmagar os crânios daqueles que impedem seus ideais. Idealistas, é isso que são. Os anos governados por um Zalin são cheios de regras e estáveis de todas as maneiras (muitos comerciantes reclamam por ter seus lucros taxados para o dinheiro ser revertido em prol daqueles que ganharam menos). Os Zal são os que mais se relacionam com os misteriosos Tharomlin, pois não temem suas artes e entendem seus conceitos supostamente deturpados. A arma representativa da família é a maça pesada.

Família Aiglur

Os ferreiros, os revolucionários e os mestres das armas. A família tem o controle de toda a mineração e fabricação bélica da Faixa e ninguém quer tomar seu posto, pois ninguém se compara a um Aiglurin quando se trata de minerar, inventar, criar e forjar. Os anos em que um governante de Aiglur impera, o progresso é certo em todas as áreas, mas isso nem sempre quer dizer lucro garantido, pois os negócios não são sua especialidade. E é por isso que as famílias Aiglur e Audelin são tão unidas, pois elas se completam economicamente. Já os Rhamlin, entretanto, têm certa rixa com os Aiglurin, pois estes não se preocupam com as conseqüências de suas invenções no povo e na terra, enquanto aqueles são vistos como os “protetores dos indefesos”. Os Aiglurin representam a mente de Aurn, sua capacidade de criação em todas as áreas e sua arma representativa é a manopla mecano-arcana, a obra-prima da família.

Família Rham

Os protetores, os pais super protetores. Eles prezam a defesa impenetrável do corpo, da mente, da economia, militar, da terra e de tudo que eles possam proteger. As estratégias dos Rham é o contra-ataque, e isso faz com que os outros pensem que eles serão ignorados pelo inimigo esperto que não atacará diretamente o castelo. Mas é por causa dos Rham que Aurnech venceu a Aurn-Etat, sua paciência e precisão com mínimo esforço e perdas venceram as táticas invencíveis de Norodi-ast-Kardin; tanto é que o ano final da Guerra foi governado por um Rhamlin. Em anos como estes, vive-se a estagnação econômica e produtiva (o que traz muito atrito com os Aiglurin), no entanto, nenhuma perda substancial é constatada e é praticamente o momento de se construir um estoque secreto. A família Rham representa o escudo da Faixa e sua arma é o arco longo.

Família Tharom

Os feiticeiros, os criadores incompreendidos, os invocadores do mal. Os jovens Tharomlin aprendem desde cedo que a magia é a solução certa para qualquer problema. Por isso, a magia é muito cultuada e apreciada pela família e tal misticismo é malvisto pelos boatos muito impregnados de que eles aceitam qualquer tipo de magia, mesmo a magia negra. Isso não deixa de ser verdade, mas os propósitos geralmente são bons (pelo menos para os Tharomlin) e ao contrário do que se pensa, eles não aceitam mortos-vivos pois são representantes de uma vida imperfeita e/ou inacabada, tanto que uma das mais importantes pesquisas da família Tharom envolve a vida eterna (diferente de não-vida eterna) e a ressurreição arcana. Mas somente os Zalin entendem isso e a família Zal é, portanto, a maior aliada dos Tharomlin. O culto a Arfnech é aberto pois eles vêem a doutrina do deus da magia negra de maneira diferente do resto de Faralchar (talvez até diferente do próprio deus) de que a necromancia é a arte de manipulação da vida e não da morte. Os anos governados por um Tharomlin são tidos erroneamente como sombrios, mas o progresso é inferior apenas aos anos Audelin. A família representa o poder de Aurnech e sua arma é o Halberd.

Mapa

55%20-%20Faixa%20de%20Aurnech.jpg

Mapa Novo

y83zmnm7
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License